Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Politica de Privacidade .

#ViagemSim, mas com segurança

Criado em 23/07/2021

Veja 4 dicas para garantir que seu veículo não estrague seu passeio de fim de ano ou férias

As festas de fim de ano estão chegando e as férias escolares também. Isso faz com que muita gente se programe para pegar a estrada. Mas, além de decidir o destino, escolher a acomodação e arrumar as malas, quem pretende usar o carro para se deslocar, precisa dedicar um tempo para cuidar dele. Afinal, um veículo com boa manutenção é sinônimo de segurança e evita imprevistos que atrapalhem, literalmente, o bom andamento da viagem.

  1. Faça um check-list

Alguns itens precisam ser verificados antes de pegar a estrada. Comece consultando quanto falta para a próxima troca de óleo. Caso haja a possibilidade da quilometragem ser atingida durante a viagem, vale a pena fazer a troca antes. Aproveite para certificar-se que todos os filtros estão em ordem, se o carro tem algum farol queimado e se as paletas estão em bom estado.

  1. Atenção especial para os pneus

Eles são peça chave no funcionamento do carro. Por isso, precisam estar em bom estado. Faça a calibragem seguindo o manual do fa

bricante do veículo. Outra conduta importante em relação aos pneus é o alinhamento e balanceamento. O recomendado é fazer a cada 10.000 km ou a cada revisão mecânica.

Os pneus não tem desgaste uniforme, por isso, realize o rodízio com frequência. Existem duas formas de trocar a posição dos pneus: colocar atrás os dois que estavam na frente e vice-versa ou o rodízio em X. A segunda escolha é mais indicada para veículos que costumam fazer mais curvas para um lado do que para outro.

Apesar destas medidas, os pneus tem validade. Certifique-se de que não chegou a hora de trocá-los.

  1. Encha o tanque

Muitas vezes, você vai encontrar longos trechos de estrada sem nenhum posto de gasolina. É sempre bom, ao longo da viagem, aproveitar todas as oportunidades para manter o tanque cheio. Mas, tome cuidado com a qualidade do combustível – postos sem bandeira ou com preços baixos demais devem ser evitados. As paradas para abastecer também são úteis para o condutor descansar um pouco. O ideal é repousar ou trocar de motorista a cada 300 quilômetros de trajeto.

  1. Seja prudente

Partiu? Alguns cuidados começam a valer. Em primeiro lugar, evite peso excessivo. Ele aumenta a carga sobre os pneus e o consumo de combustível. Além disso, ao chegar à pista, evite freadas inesperadas e mudanças bruscas de direção. E sempre observe os limites de velocidade.


E, é claro, que você sempre pode contar com o time de especialistas da Luson para cuidar do seu Volkswagen. Acesse https://bit.ly/2AkUAYC e agende um horário em nossa oficina.